É possível que a palavra desapego cause uma sensação de frieza e egoísmo. A palavra desapego é um valor interno que todos devemos aprender e um dia em nossas vidas praticar.
Praticar o desapego não significa abrir mão de tudo o que é importante para nós. Eu penso que, se eu quiser me sentir mais leve, eu posso começar a eliminar os excessos que me rodeiam.
Quando tomamos novas atitudes, conseguimos, aos poucos, mudar nossos padrões mentais. Ou seja, é preciso darmos o primeiro passo rumo à prática de desapego.
Busco constantemente a harmonia em minha vida. É um trabalho que venho fazendo há tempos e posso dizer que estou no caminho certo.
Em uma dessas ações, fiz uma limpeza em meus armários de livros e revistas e, a partir daí, surgiram várias reflexões. Por tudo isso, a simples arrumação de um armário me trouxe muito aprendizado.
Além dos livros e revistas que já li, que para mim não servem mais e podem ser doados e vendidos, nós percebemos que juntamos muitas coisas, que quando temos muito, fica mais difícil a escolha, entre outras reflexões.
Isto só com uma rápida limpeza neste armário. Agora imagina isso em todos os outros aspectos da nossa vida. São móveis, louças, pessoas, roupas, sentimentos, tem muita coisa da qual podemos e devemos nos desapegar.
Lembro-me que uma das práticas de desapego mais difíceis foi de uma coleção de fitas K7 que eu tinha. Doeu, pois foram anos com elas ali, para quando quisesse ouvir aquela música que gravei certa vez na rádio, buscar na memória o que a outra música representou na minha vida.
Vou dizer que deu uma realização e também e até um certo orgulho de mim mesma, por desapegar. E era apego puro, pois não me fez falta!
Vamos escolher abraçar o peso ou vamos abrir nossa vida para a leveza?
Dicas para começarmos a praticar mais o desapego: