A DreamONE marcou presença na CX Summit 2017, maior evento sobre experiência do cliente no Brasil, que aconteceu na última quinta-feira (28). Eu estive lá com a nossa Gerente de Negócios de Tecnologia, Priscila Picinini, e tivemos uma aula!
O evento reuniu nomes de grandes empresas e apresentou cases que mostram as mudanças na jornada do cliente e suas estratégias para encantar o consumidor.
Confira um pouco do que rolou no evento.
Todo cliente tem pressa e quer ser chamado pelo nome
A frase enfática é da empresária brasileira Luiza Helena Trajano, dona da Magazine Luiza e protagonista da histórica queda com a tocha olímpica, que virou sucesso de vendas para a loja. Luiza foi a primeira palestrante do CX Summit 2017, e falou do temas “A experiência do consumidor”. A empresária mostrou que fazer o cliente se sentir único é essencial para que a jornada de compra gere valor para a empresa na visão desse cliente. Valores que vão além da venda, mas também de respeito e confiança. Sendo assim, aprender a se conectar com esse público é fundamental. Segundo Luiza, o diálogo é o que nos conecta com o outro e fazer perguntas é o que traz conhecimento. Em tempos de redes sociais, o cliente busca ser reconhecido. Ser tratado pelo nome é o mínimo que ele espera. Um atendimento ágil e fora de scripts também é fundamental. Assim, o consumidor se sente atendido por um ser humano e não por uma máquina. A empresária deu vários exemplos de como ela aplica estes conceitos no Magazine Luiza. As ações vão desde a criação da Lu, atendente virtual da loja, até a disponibilização do seu e-mail pessoal. O objetivo é não deixar nenhum cliente na mão. As mensagens para seu e-mail pessoal chegam geralmente quando o cliente já buscou outras soluções (como a loja física, ou o SAC) sem sucesso. Como ela conhece todos os processos e setores da loja, ela já aciona quem pode resolver o problema e responde o cliente de forma simples e rápida. Toda essa interação faz com que o cliente se sinta especial e passa a ver a empresa com um olhar encantado.Diferentes emoções em uma mesma experiência
Paulo Miranda é Chief Experience Officer na Gol Linhas Aéreas Inteligentes e ministrou uma palestra com o tema “Transformando o cotidiano da empresa com a cultura do NPS”. Miranda ressaltou que uma mesma experiência pode gerar diferentes emoções. A Gol atende desde pessoas que viajam constantemente, até aquelas que nunca viajaram e não sabem como funciona o embarque, por exemplo. Por isso, é importante saber a impressão de cada pessoa em sua experiência, para aprimorar cada vez mais o seu serviço e fidelizar o seu público. O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de medição de lealdade e satisfação do cliente. Criada por Fred Reichheld, ela permite identificar problemas, pontos a melhorar e acompanhar o que está ou não dando certo na experiência do cliente. Na Gol, segundo Miranda, ele busca transformar o Net Promoter System em uma cultura em toda a empresa. Para isso, ela trabalha com verbos que funcionam como um passo a passo:- ter uma metodologia de trabalho;
- implementar metas e objetivos;
- ouvir o cliente;
- analisar oportunidades e fortalecer pontos positivos;
- criar planos de trabalhos consistentes;
- focar nos feedbacks dos clientes;
- engajar a empresa com o cliente no centro da organização;
- cuidar dos trabalhadores, pois a satisfação interna reflete a externa.