A
DreamONE provou que é possível fazer marketing criativo e original com todo e qualquer produto. Esse ano, a agência conquistou para a fabricante de cimento InterCement o expressivo número de 200 mil seguidores no
Facebook. O número coloca a InterCement à frente de todas as concorrentes no mundo digital.
A Intercement é a empresa detentora das marcas de cimento Cauê, Zebu, Cimpor e Goiás.
O maior destaque fica para o público que a marca atinge: o pedreiro. Esse era um profissional ainda pouco visado nas redes sociais e carente de conteúdo.
Marketing de conteúdo para pedreiros
O grande desafio para a agência era como tornar o produto
cimento atrativo para os usuários e gerar um relacionamento real entre a marca e os consumidores. A opção foi criar um conteúdo inspirado no dia a dia dos profissionais de construção: o que eles fazem, gostam e buscam, gerando maior proximidade.
Assim, nasceu o
Amigo Construtor, um blog no qual os cadastrados têm acesso a vídeos e textos de dicas relacionados às suas profissões. Nele, os construtores também podem divulgar seus contatos profissionais e fazer cursos on-line.
Profissionais da construção estão no Facebook
No Facebook, além de divulgar esse conteúdo, a
página do Amigo Construtor se tornou um espaço para valorização do profissional da construção. Na fase de pesquisa do projeto, constatou-se que, no ramo da construção civil, o marketing digital era mais voltado para engenheiros e arquitetos.
“Quando nós começamos a falar com o pedreiro, ele se sentiu valorizado. Esses profissionais interagem muito, enviam fotos, opinam, pedem dicas de cursos e até emprego”, afirma Giselle Freire, diretora de atendimento da DreamONE. “Por ser um público carente de conteúdo, estabelecemos uma referência no setor.”
A estratégia de comunicação inclui a figura de uma mascote que deu corpo à
persona do Amigo Construtor. O Tião é um pedreiro, que conversa com os demais construtores que acompanham a página. Assim, ele fortalece o relacionamento e humaniza a marca.
Nesses canais, a empresa também se relaciona com os colaboradores das revendas de materiais de construção e com os profissionais de obra como um todo (engenheiros, mestres de obra, eletricistas etc.). “Procuramos atender ao universo da construção, considerando toda a cadeia”, completa Giselle.
Resultados
O resultado desse trabalho foi a enorme interação do público com as marcas. As publicações têm, em média, 80 mil reações e 5 mil comentários por mês na página, chegando a picos de 10 mil. E nenhum comentário fica sem resposta.
Atualmente, a página tem um potencial alcance de 2 milhões de pessoas por mês, com crescimento constante.
Gostou desse case? Conheça a expertise da DreamONE e como ela pode fazer diferença em seu planejamento de marketing:
www.dreamone.com.br